Saltar para o conteúdo
Doentes crónicos

Cuidados com os pés para pessoas com diabetes

Para os diabéticos, as infeções fúngicas podem ser um problema comum. Se não forem tratadas, estas infeções podem causar problemas graves nos pés.

Cuidados especiais para o pé diabético
Se tem diabetes, cuidar dos pés é extremamente importante e deve ser parte integrante da sua rotina diária de cuidados de saúde. As infeções fúngicas são uma condição comum entre os diabéticos e, se não forem tratadas, podem causar problemas mais graves nos pés.

Pé de atleta – o que deve saber:

Viver com diabetes parece, por vezes, um trabalho a tempo inteiro. Não deixe que o pé de atleta complique as coisas. Informe-se e leve a sério as seguintes dicas para prevenir o pé de atleta e outros problemas nos pés.

Os diabéticos têm um risco acrescido de desenvolver

Os diabéticos têm um risco acrescido de desenvolver pé de atleta. No entanto, a infeção pode ser eliminada com medicamentos antifúngicos como o Lamisil.

 pé de atleta provoca pele seca e gretada

O pé de atleta provoca pele seca e gretada, o que pode tornar os diabéticos mais suscetíveis a doenças mais graves, como infeções bacterianas ou mesmo úlceras.

Comichão e ardor (sensação de queimadura) são sintomas comuns do pé de atleta

Comichão e ardor (sensação de queimadura) são sintomas comuns do pé de atleta. No entanto, as pessoas com neuropatias negligenciam facilmente estes sintomas.

Não se recomenda tratar o pé de atleta com hidratante

Não se recomenda tratar o pé de atleta com hidratante ou pó não medicamentoso. Para combater a infeção, são necessários medicamentos antifúngicos como o Lamisil.

Se tem diabetes e está preocupado com uma infeção do pé de atleta, consulte o seu médico antes de utilizar qualquer medicamento antifúngico não sujeito a receita médica. Falar com o seu médico é especialmente importante se tiver neuropatia, doença vascular ou deformidade dos pés.

Cuidados com os pés para diabéticos

Cuidados com os pés para diabéticos

Os diabéticos são particularmente suscetíveis a problemas de circulação, que podem provocar pele seca e gretada. Isto faz com que seja mais fácil para o fungo alojar-se entre os dedos dos pés. Assim sendo, os diabéticos têm um risco acrescido de desenvolver pé de atleta.

A diabetes também pode provocar lesão dos nervos, reduzindo a capacidade de detetar pequenas lesões cutâneas que permitem que os agentes patogénicos do pé de atleta penetrem na pele. Devido aos distúrbios sensoriais superficiais, os diabéticos muitas vezes só se apercebem dos sintomas do pé de atleta tardiamente.

Portanto, é altamente recomendável que os diabéticos examinem os seus pés diariamente e que consultem regularmente um podologista. Os podologistas são especialistas em cuidados médicos dos pés e na prevenção do pé de atleta e ajudam-no a utilizar corretamente os medicamentos.

Dicas para cuidados preventivos dos pés

A prevenção é a melhor forma de combater as infeções fúngicas. Dicas para ter pés saudáveis e sem fungos.

Examine cuidadosamente os seus pés todos os dias

Examine cuidadosamente os seus pés todos os dias, incluindo entre os dedos. Utilize um espelho ou peça ajuda a alguém, se não conseguir ver as plantas dos seus pés. Se verificar vermelhidão, feridas, inchaço, bolhas, pontos dolorosos ou qualquer outra coisa incomum, contacte o seu médico.

Utilize meias de algodão limpas e mude-as ao longo do dia caso

Utilize meias de algodão limpas e mude-as ao longo do dia caso os seus pés transpirem muito. Não utilize o mesmo par de sapatos dois dias seguidos, e deixe-os secar completamente entre cada utilização.

Evite andar descalço, especialmente em locais públicos húmidos

Evite andar descalço, especialmente em locais públicos húmidos, como chuveiros ou piscinas.

Produtos para o tratamento de fungos nos pés e na pele