Os fungos podem afetar diferentes partes do corpo. Os fungos mais comuns da pele são micose da virilha e tinha (ver abaixo).
O que é a micose da virilha? A micose da virilha é uma infeção contagiosa da pele na região da virilhas. Os principais agentes patogénicos que provocam as infeções de micose da virilha são fungos filamentosos que se desenvolvem num ambiente quente e húmido.
A micose da virilha provoca comichão e manchas escamosas e salientes na pele que, por vezes, exsudam ou formam bolhas. No entanto, os sintomas podem variar muito em termos de gravidade e nem sempre ocorrem ao mesmo tempo.
A micose da virilha afeta a região da virilha, coxas e nádegas.
A maioria das infeções de micose da virilha podem ser eliminadas com apenas uma semana de tratamento com Lamisil sob a forma de creme ou solução para pulverização cutânea.
Os homens são mais frequentemente afetados pela micose da virilha do que as mulheres.
Sintomas de micose da virilha
Os sintomas de micose da virilha podem ser desconfortáveis e dolorosos, especialmente se não forem tratados e se ocorrerem durante um longo período de tempo.
Existem vários sintomas de micose da virilha. Os sintomas mais frequentes são os seguintes:
Comichão ou ardor (sensação de queimadura) nas virilhas, coxas, nádegas e região anal Erupção cutânea vermelha e manchas escamosas e salientes na pele Bolhas ou lesões que podem exsudar Pele invulgarmente escura ou clara nas áreas infetadas Bolhas abertas, associadas a dor e inchaço Pele espessa, seca e escamosa na região da virilha
Se a infeção for grave, pode surgir um odor desagradável
As causas de micose da virilha
A micose da virilha é transmitida de pessoa para pessoa ou do pé para a virilha (por exemplo, através da roupa interior). A infeção pode ocorrer através do contacto com pele infetada ou com superfícies contaminadas (como toalhas ou lençóis).
O fungo desenvolve-se num ambiente quente e húmido, como a região da virilha.
Os fungos da pele propagam-se facilmente através do contacto pele com pele – por isso, se tocar numa área infetada com pé de atleta e depois tocar no seu corpo, pode resultar numa infeção de micose da virilha.
Em que partes do corpo ocorre a micose da virilha?
Região da virilha
Pode provocar uma erupção cutânea vermelha e escamosa com bolhas que podem rebentar e exsudar.
Nádegas
Pode ocorrer comichão e ardor (sensação de queimadura) nas nádegas e na região anal.
O que é a tinha?
A tinha é uma infeção fúngica contagiosa que pode ocorrer em qualquer parte do corpo. Normalmente, manifesta-se através de uma erupção cutânea característica, em forma de anel.
O que precisa de saber:
A tinha provoca comichão e uma erupção cutânea vermelha e circular.
As crianças são mais suscetíveis de ter tinha do que os adultos, mas os adultos também podem ter.
A tinha pode ser tratada com medicamentos antifúngicos, como Lamisil sob a forma de creme ou solução para pulverização cutânea.
A tinha pode afetar quase todas as áreas do corpo.
Os sintomas da micose podem ser incómodos, dolorosos e inestéticos, especialmente se não forem tratados e se ocorrerem durante um longo período de tempo.
Existem diferentes sintomas de tinha. Os mais frequentes são:
Erupção cutânea com comichão na parte superior do corpo, peito, estômago, braços ou pernas Erupção cutânea vermelha típica, em forma de anel Erupção cutânea vermelha Feridas circulares com pele seca, escamosa ou húmida Erupção cutânea com pequenas pústulas ou bolhas nas extremidades Bolhas abertas, associadas a dor e inchaço Pele espessa, seca ou escamosa nas palmas das suas mãos
As causas da tinha
Pode ficar infetado com tinha ao tocar a pele de uma pessoa ou animal infetado ou numa superfície contaminada (como pisos ou toalhas).
A tinha é particularmente comum em ambientes quentes com elevada humidade.
Pode ficar infetado com tinha através do contacto com animais infetados, como cães, gatos, cavalos ou vacas.
Lamisil 10 mg/g creme. Contém cloridrato de terbinafina. Lamisil creme está indicado para o tratamento de infeções fúngicas da pele causadas por dermatófitos tais como Trichophyton (por exemplo T. rubrum, T. mentagrophytes, T. verrucosum, T. violaceum), Microsporum canis e Epidermophyton floccosum, por exemplo tinea pedis do tipo interdigital (pé de atleta), tinea pedis do tipo plantar (pé de atleta), tinea cruris (micose na virilha) e tinea corporis (impigem). É também utilizado no tratamento de infeções da pele provocadas por leveduras principalmente as causadas pelo género Candida (por exemplo Candida albicans) e no tratamento da pitiríase (tinha) versicolor causada por Pityrosporum orbiculare (também designado Malassezia furfur). Lamisil creme deverá apenas ser utilizado durante a gravidez se expressamente indicado. Medicamento Não Sujeito a Receita Médica. Leia atentamente o folheto informativo. Em caso de dúvida ou persistência dos sintomas, consulte o médico ou farmacêutico. Karo Healthcare AB, Box 16184, 103 24 Estocolmo, Suécia, [email protected]
Lamisil 1 10 mg/g solução cutânea. Contém cloridrato de terbinafina. Lamisil 1 está indicado no tratamento da tinha do pé (pé de atleta) em adultos. Lamisil 1 não deve ser administrado a mulheres grávidas a menos que estritamente necessário. Medicamento Não Sujeito a Receita Médica. Leia atentamente o folheto informativo. Em caso de dúvida ou persistência dos sintomas, consulte o médico ou farmacêutico. Karo Healthcare AB, Box 16184, 103 24 Estocolmo, Suécia, [email protected]
Lamisil 10 mg/g solução para pulverização cutânea. Contém cloridrato de terbinafina. Lamisil solução para pulverização está indicado no tratamento de infeções fúngicas da pele causadas por dermatófitos e na pitiríase (tinea) versicolor em adultos. Lamisil solução para pulverização cutânea não deve ser utilizado na gravidez, exceto se estritamente necessário. Medicamento Não Sujeito a Receita Médica. Leia atentamente o folheto informativo. Em caso de dúvida ou persistência dos sintomas, consulte o médico ou farmacêutico. Karo Healthcare AB, Box 16184, 103 24 Estocolmo, Suécia, [email protected]